Get Adobe Flash player

A DINÂMICA DA SALVAÇÃO

A Dinâmica da Salvação

Fp 3.13,14

Amados, salvação é uma dádiva de Deus (favor imerecido) que manifesta na vida do homem pecador através de dois estágios,sendo que o primeiro é oatoe o segundo o processo,tendo como base de início o novo nascimento, com a morte do velho homem que foi gerado primeiro na carne e consequentemente gerado pela operação do Espírito Santo o novo homem. Mediante essa transformação através do novo nascimento é que fazemos parte do corpo de Cristo onde circula um sangue não biológico, que é o Espírito Santo (que é eterno). Passamos a ter nova vida em Jesus Cristo que não morre, mas que conduz o homem para um tempo eterno (vida eterna).

Primeiro estágio é o ato: no ato, Deus cumpre o seu propósito, concedendo ao homem uma experiência através da ação do Espírito Santo. Nessa operação o Espírito Santo revela em primeiro lugar como base principal no plano de salvação:a Cruz (morte do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo), como símbolo da morte do velho homem apontando assim um novocaminho, que é o caminho (Jesus) para a vida eterna.

No ato, o homem descobre o caminho, através de uma experiência pessoal com o Senhor Jesus (experiência do apóstolo Paulo no caminho de Damasco At 9.1-18).

O propósito cumprido da parte de Deus é a operação do Espírito Santo revelando Jesus Cristo como o único caminho, verdade e a vida, um mistério que será revelado através de um processo (a dinâmica) na caminhada.

Segundo estágio é o processo:No processo, Deus coloca à disposição do homem o mesmo Espirito Santo (edifica a obra) que completará o ato da salvação, conduzindo e capacitando o homem no caminho que é Jesus Cristo. O processo é um chamado dinâmico de santificação (operação contínua do Espírito Santo), para a obediência (a palavra de Deus) e aspersão pelo sangue de Jesus Cristo (livramento do pecado que causa a morte eterna) 1Pe 1.2.

No ato, a operação é realizada pelo Espírito Santo, é um ato de graça de Deus (favor imerecido), não exige esforço humano (milagre), ao passo que, no processo, é indispensável à obediência e a dependência ao Espírito Santona caminhada. Andar no caminho é a dinâmica do processo.

No ato Deus descobre e atinge o homem. No processo, o homem escolhe o caminho traçado e definido por Deus (projeto de Salvação) e anda nele, se quiser. No processo está o livre arbítrio; Deus não muda, o homem escolhe e decide. O homem através da escolha, aceita ou rejeita a dádiva da salvação, que é uma ação de Deus, um ato de Graça, no livre arbítrio o homem aceita ou rejeita a graça.

No processo pode haver várias alterações com a intervenção do homem, de grupos religiosos, de conceitos, de princípios, de dogmas, de liturgia que dispensam a operação do Espírito Santo e podem desviar o homem do caminho.

 

A religião tem levado ohomem a um grande abismo induzindo-o a fazer uma má escolha,pelo fato de rejeitar a revelação e caminhar na razão anulando o projeto de salvação. A rejeição não é um ato de Deus, e sim uma escolha do homem, é uma opção, viver e andar no caminho guiado pelo Espírito Santo ou rejeitar o governo e a sua direção.

A religião tem buscado muitos meios para enganar o homem criando inovações, teatro, excessos litúrgicos, promoções e espetáculos no culto, excesso de mídia, imitações do mundo, o homem shows etc. São recursos utilizados pela religião para benefício próprio, anulando com isso toda a vontade e operação do Espírito Santo. É mais fácil ser religiosos do que ser crente em Cristo Jesus. É mais fácil colocar o mundo e conviver com pecado dentro da igreja e no coração do homem do que abandonar o mundo e o pecado. Sendo assim, na religião o caminhar dispensa a operação de maravilha, milagre, mistério etc., e o homem passa a viver o projeto humano buscando ensinos religiosos voltados para valores mundanos como: evangelho estático, litúrgicos, sistemáticos, dogmáticos, filosóficos, intelectual, uma disputa teológicas com vários pontos de vista dispensando a intimidade com Deus. É o abandono do primeiro amor, esfriando espiritualmente e afastando de Deus e, com esse ato perdendo a vida eterna.

Amados, temos que perseverar em buscar a face de Deus todos os dias no levantar e levantar para termos em nós a confirmação dessa eterna salvação (Is 55.6).

Mestre Capelão Teólogo Jaci Citeli Furtado

Deixe uma resposta

Faculdade de Teologia
FANATEL - Faculdade Nacional de Tecnologia.
Contador de Visitas